segunda-feira, 27 de maio de 2013

QUAL O SEGREDO DA FELICIDADE?

Qual o segredo da felicidade?

Esta semana quero propor uma reflexão. Sabemos que a Liderança é o processo de conduzir um grupo de pessoas, transformando-a numa equipe que gera resultados. O líder hábil é aquele que motiva, influencia e com seus exemplos guia os liderados, sempre de forma ética e positiva, para que contribuam voluntariamente e com entusiasmo para alcançarem os objetivos da equipe e da organização. Mas será que você não está se esquecendo dos seus objetivos?

Certo líder, com muito sucesso em sua carreira e em sua empresa, começou a se questionar: qual o segredo da felicidade? Soube que havia um sábio que vivia nas montanhas, em um lugar muito distante. O líder andou durante muitos dias até chegar a um belo castelo, no alto de uma montanha. Lá vivia o Sábio que o líder buscava.

Ao invés de encontrar um homem santo, o líder entrou numa sala e viu uma intensa atividade; muitas pessoas entravam e saíam, conversavam pelos cantos, uma pequena orquestra tocava melodias, e havia uma farta mesa com os mais deliciosos quitutes daquela região do mundo.

O Sábio conversava com todos, e o líder teve que esperar por várias horas até chegar sua vez de ser atendido.

O Sábio ouviu atentamente o motivo da visita do líder, mas disse-lhe que naquele momento não tinha tempo para explicar-lhe o segredo da felicidade. Sugeriu que o líder desse um passeio por seu palácio, e voltasse dali a duas horas.

– Entretanto, quero lhe pedir um favor – completou o Sábio, entregando a ele uma colher de chá, onde pingou duas gotas de óleo. Enquanto você estiver caminhando, carregue esta colher sem deixar que o óleo seja derramado.

O rapaz começou a subir e descer as escadarias do palácio, mantendo sempre seus olhos fixos na colher. Ao final de duas horas, retornou à presença do Sábio.
– Então – perguntou-lhe o Sábio – Você viu as tapeçarias da Pérsia que estão na minha sala de jantar? Viu o jardim que o mestre dos jardineiros demorou dez anos para criar? Reparou nos belos pergaminhos de minha biblioteca?
 
 O líder, envergonhado, confessou que não havia visto nada. Sua única preocupação era de não derramar as gotas de óleo que o Sábio lhe havia confiado.

– Pois então volte e conheça as maravilhas do meu mundo – disse o Sábio – Você não pode confiar num homem se não conhece sua casa.

Já mais tranquilo, o líder pegou a colher e voltou a passear pelo palácio, desta vez reparando em todas as obras de arte que pendiam do teto e das paredes. Viu os jardins, as montanhas ao redor, a delicadeza das flores, o requinte com que cada obra de arte estava colocada em seu lugar.

De volta à presença do Sábio, relatou pormenorizadamente tudo o que havia visto.

– Mas onde estão as duas gotas de óleo que lhe confiei? – perguntou o Sábio.

Olhando para a colher, o rapaz percebeu que as havia derramado.

– Pois este é o único conselho que tenho para lhe dar – disse o mais Sábio dos homens.

– O segredo da felicidade está em olhar todas as maravilhas do mundo, é aproveitar todas as coisas do mundo, mas jamais esquecer de seus objetivos.

– Lembre-se sempre das duas gotas de óleo na colher...

(Autor Desconhecido)
 
O segredo está no equilíbrio. Para ser um bom líder, é necessário primeiro saber liderar bem seu sistema interno, pois sem autoconhecimento, sem conseguir "dirigir seu próprio carro", como é que alguém pode querer dirigir outras pessoas?


Karina Magolbo
Editora da Revista Liderança                                                          Enviado por: Dc. Regimar Macedo