sábado, 21 de julho de 2012

09 DE JULHO - DIA DO DIÁCONO

Este dia tem passado despercebido em muitas igrejas pelo Brasil a fora; diáconos em muitas igrejas tem assumido papel de zeladores ou porteiros, ainda vou um pouco mais além, até mesmo guardadores de carros. Porém o papel destes homens dentro de nossas igrejas vai muito além destas simples tarefas apresentadas, pois é o que nos afirma a palavra de DEUS, no livro de Atos, Cap. 06: 1-7.

A Instituição dos Diáconos

Ora, naqueles dias, multiplicando-se o número dos discípulos, houve murmuração dos helenistas contra os hebreus, porque as viúvas deles estavam sendo esquecidas na distribuição diária.
Então, os doze convocaram a comunidade dos discípulos e disseram: Não é razoável que nós abandonemos a palavra de Deus para servir às mesas.
Mas, irmãos, escolhei dentre vós sete homens de boa reputação, cheios do Espirito e de sabedoria, aos quais encarregaremos deste serviço; e quanto a nós, nos consagremos à oração e ao minísterio da palavra.
O parecer agradou a toda a comunidade; e elegeram Estêvão, homem cheio de fé e do Espiríto Santo, Felipe, Prócoro, Nicanor, Timão,  Pármenas e Nicolau, prosélito de Antioquia.
Apresentaram-nos perante os apóstolos, e estes, orando, lhe impuseram as mãos.
Crescia a palavra de Deus, e, em Jerusalém, se multiplicava o número dos discípulos; também muitíssimos sacerdotes obedeciam a fé.

Existe uma grande urgência no resgate da auto-estima desses homens, pois muitos tem visto o diaconato não como um desejo e honra, mas como um fardo imposto a carregar por falta de pessoas que não se dispoem para o oficialato dentro de nossas igrejas.
A valorização, o respeito e o carinho, tem se perdido ao longo dos anos; neste mês de Julho, faça algo diferente, procure um diacono de sua igreja e fale para ele o quanto é importante, de um abraço ou um simples aberto de mão.

A todos os diáconos do nosso Brasil, agrademos a existência de cada um de vocês, homens valentes e que tem colocado suas vidas neste ministério. Apenas Deus pode recompensa-los pelo cuidado, carinho, e zelo que cada um de vocês tem oferecido a casa do nosso Senhor.

Por: Regimar Macedo
Pres. Fed. UPH do PITB.