quinta-feira, 21 de agosto de 2014

ENCONTRÃO UPHS DO PITB - 2014

 
Amados Irmãos
Graça e Paz,
Estaremos realizando nos dias 26 a 28 de Setembro de 2014, o encontrão de UPHs do PITB, que será realizado na cidade de Arataca, Bahia.

Tema: Homens Comprometidos com a Igreja.

Sub:  Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Marcos 16:15
Saia da zona de conforto, é hora de colocar a mão no arado!

Local: Colégio Estadual Milton Santos

Assentamento Terra Vista

Arataca - Bahia
Preletores: Pr. Edgard, Pr. Egenildo, Pr. João Paulo.
Valor até o dia 10/09/14 - R$ 50,00 + 1 Kg de alimento não perecível entrega no local do evento ( Deposito conta poup. da Federação - Caixa Econômica - Ag: 0070 - Op: 013 - 00200286-1  )

A partir do dia 11/09/14 - R$ 55,00 + 1 Kg de alimento não perecível entrega no local do evento

Participação especial dos cantores:
* Ana Rodrigues
* Edilson Lobo ( Lançamento do CD - Meu Prazer )
OBSERVAÇÕES: Todo participante do encontrão deverá levar ( Bíblia, Colchonete, travesseiro, roupa de cama, material de higiene pessoal, alegria, disposição, bom humor, companheirismo, união, espírito participativo ). Este ano não termos conforto como os anos anteriores, banho frio, é um grande desafio: Evangelizar a cidade de Arataca!
Que o DEUS da seara possa mover nossos corações é que o ide seja aplicado na sua forma mais simples, amor as almas!!!!!
Conto com a presença de vocês, um forte abraço em Cristo Jesus.

Presb. Genilson das Virgens
Pres. Federação UPHs do PITB
Presb. Regimar Macedo
Pres. Conf. Sin. UPHs do Sul da Bahia

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

IPB, 155 ANOS EVANGELIZANDO O BRASIL!

Dia 12 de Agosto, nossa IPB estará comemorando 155 anos de idade, é nada mais justo do que celebrarmos um culto de gratidão a DEUS por esse maravilhoso presente. 
Você esta convidado a participar desse evento que ocorrerá na 1ª IPB de Itabuna, dia 12 de Agosto, ás 19:30, terça-feira. Não falta é traga sua família.




segunda-feira, 4 de agosto de 2014

CONGRESSO PARA JOVENS - IPJO

Queridos irmãos Paz.

Visando investir em nossos Jovens, faremos um congresso de avivamento para jovens Cristãos denominado JIPE (Jovens Integrados Pelo Evangelho).
Haverá várias oficinas, ministrações de vários homens de Deus e muita oração e quebrantamento.
Na oportunidade estará conosco o Irmão Emerson Pinheiro (Ex: ministro no 4x1 e Marido de Fernanda Brum).

Em Cristo e para a glória D'ele.
 Atenção: Vagas limitadas, não deixe para última hora!

 Pr. Egenildo Oliveira.

sexta-feira, 1 de agosto de 2014

O PRESBÍTERO E A IGREJA DE CRISTO


Segundo as Escrituras o vocábulo presbítero, do grego: “presbyteros”, significa ancião; e “presbys”: idoso, ambos designando a pessoa mais madura e experiente, principalmente no que diz respeito a assuntos e práticas religiosas, bem como, espirituais. A primeira vez que aparece a palavra presbyteros no Novo Testamento é em Mateus 15.2, aí traduzida para “anciãos”. A participação dos anciãos em decisões com liderança religiosa está explicitamente exposta no Novo Testamento, por exemplo, em Mateus 21.23; 26.3,47,57; e 27.1.3.12; etc.
Deve-se observar que no primeiro capítulo de Atos encontramos a Igreja reunida para a escolha/eleição do substituto de Judas, porém, não se faz nenhuma menção a presbíteros (At.1:21), apenas menciona sobre “... homens que nos acompanharam durante todo o tempo que o Senhor Jesus andou entre nós.” É possível que daí tenha surgido a ideia de se escolher presbíteros como sendo aqueles que tinham mais experiência em sua vida cristã; e não aqueles que sejam mais velhos em idade, no caso seriam os anciãos.
O termo presbyteros, referindo-se a certos irmãos que faziam parte da liderança da Igreja juntamente com os apóstolos, aparece pela primeira vez em Atos 11:30, e mais especificamente quando da realização do que é conhecido e chamado de o primeiro concílio da Igreja, como registra Atos 15.2,4,6,22,23 e 16.4. Depois, os presbíteros passam a se destacar como os novos líderes da Igreja cristã, pós era apostólica, designados ou enviados pelos próprios apóstolos, confira em Atos 11:30; 14.23; 20:17; 21:18; Tito 1.5; Tiago 5:14; 1Pe.5.1; 2 e 3 João 1. O próprio Senhor Jesus assim os reconhece, como nos revela Apocalipse 4.4, 10; 5.5,6,8,11,14; 7.11,13; 11.16; 14.3 e 19.4.
A IPB como igreja reformada, seguindo a prática bíblica de ter presbíteros assumindo sua liderança maior, é governada por Presbíteros, como o seu próprio nome: “Presbiteriana”, revela; cujo sistema de governo tem sua origem com John Knox, na Escócia, em 1560. Por isso, comemora-se hoje na IPB, o “Dia do Presbítero”.
Para o exercício deste ofício a IPB tem duas categorias de Presbíteros: 1) Presbítero Regente – que exerce o seu ofício voltado mais para superintender a vida administrativa da Igreja local, regional e nacional; 2) Presbítero Docente – sua principal função é o de exercer o pastorado da Igreja, o ensino, orientar quanto ao culto, a liturgia, a doutrina e a administração junto com o presbítero regente.
Uma das diferenças básica entre o presbítero regente e o docente, é que o regente para o exercício de sua função não precisa fazer seminário e nem ter nenhuma formação e muito menos curso superior; já o presbítero docente, para a realização de suas funções, isto é, para assumir o pastorado da Igreja e de tudo que o ofício requer, necessariamente tem que fazer um seminário teológico e, ao depois de cumprir todas as exigências constitucionais, ser ordenado ao Sagrado Ministério por um presbitério da IPB. Só a partir de então é considerado e reconhecido como presbítero docente, isto é, pastor presbiteriano.
Por outro lado, há um nível de igualdade no exercício de suas respectivas funções, os presbíteros regente e docente, quanto a sua vida conciliar, como representantes da Igreja local no presbitério; e, do presbitério, no Sínodo e no Supremo Concílio; ou quando são eleitos, nomeados ou comissionados para qualquer cargo/função dentro da IPB em nível local, regional e nacional, em seus órgãos, autarquias, comissões, juntas e secretarias; um não está acima do outro, tratam-se e relacionam-se igualmente, devendo obedecer às regras de conduta conciliar. Aproveitamos essa oportunidade para parabenizar todos os nossos presbíteros nesse seu dia, Deus os abençoe!